Criamos esse blog para mostrar um pouco do nosso trabalho na E.M. Rachel de Queiroz, no Rio de Janeiro.
Somos 3 professores que amamos o que fazemos e estamos sempre inventando moda para educar e divertir nossos alunos. E uma das estratégias que usamos muito é a apresentação de peças teatrais, e nos intitulamos de "Cia. Teatral Os Sequelados".
E para inaugurar o blog, nada melhor do que a divulgação de um email que recebemos, em comemoração do Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude.
Espero que gostem,
Michelle Veloso, Ana Correa e Jorge Noronha.
(clica em cima da imagem para ler melhor, em tamanho maior)
Carta do Presidente da ASSITEJ Internacional pelo Dia
Herança Mundial e Maravilha do Mundo
O teatro é verdadeiramente uma tradição viva – em todas as partes do mundo. As artes performáticas fazem parte da vida cultural há milhares de anos, e há séculos elas também tem se dirigido às platéias formadas por crianças e jovens. O valor de proporcionarmos um envolvimento com a arte teatral desde os primeiros anos da infância, e por toda uma vida, é claro. O ato de assistirmos teatro é, em si mesmo, uma arte que deve ser aprendida. A escuta deve ser exercitada para que se comece a compreender. O teatro para crianças e jovens tem algo a mostrar, algo a dizer, algo a comunicar: impressões e expressões, atitudes e ações, experiências e insights. Histórias podem ser contadas no palco, mas suas imagens e significados só podem surgir quando o público está lá para percebê-los. Isso é um mistério! Por isso, o teatro não é simplesmente parte de uma herança mundial; ele deve ser reconhecido como a nona maravilha do mundo. E atores, dramaturgos, diretores, músicos, dramaturgistas, educadores, técnicos, figurinistas e iluminadores continuam a cuidar de todas essas maravilhas para a próxima geração. É preciso que se torne possível a todas as crianças e jovens compartilhar esse legado. Por esse motivo, eu dirijo-me a todos neste Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude na esperança de que políticos, sociedade civil, mercados globais e empreendedores locais darão atenção especial ao teatro para crianças e jovens; que eles o habilitarão a garantir que cada criança em cada escola de educação infantil, e cada criança em cada ano escolar, vá ao teatro ao menos duas vezes. Porque o jogo teatral só pode tornar-se um jogo verdadeiro quando o público está lá para jogar junto.
Wolfgang Schneider