21 de março de 2011

Agradecimento

No final de 2010, apresentamos a peça "A bruxinha que era boa" no teatro da EMERJ - encerrando a semana de Capacitação da SME. E, para nossa surpresa, recebemos agora, em março de 2011, kits de agradecimento, com livros infantis (que vão servir de inspiração para outros textos adaptados para nossas peças), bloco da capacitação e um bichinho de pelúcia.




Nós é que agradecemos pela lembrança, pelo carinho e por nos convidarem para encerrarmos um evento de tamanha importância para a educação. Podem contar sempre conosco, estamos abertos a convites, tanto da SME quanto de outras escolas. Contatos: michadiska@yahoo.com.br.

Aproveito para compartilhar fotos daquele dia maravilhoso:



 Prof. Michelle e Selma (até então nossa coordenadora)
 Profs. Jorge Noronha e Ana Correa










Laís, Luciane, Lilian, Ana Fernandes e Fernanda -
 nossas colegas de trabalho na platéia
Beijossssssss

19 de março de 2011

20 de março: Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude

Criamos esse blog para mostrar um pouco do nosso trabalho na E.M. Rachel de Queiroz, no Rio de Janeiro.

Somos 3 professores que amamos o que fazemos e estamos sempre inventando moda para educar e divertir nossos alunos. E uma das estratégias que usamos muito é a apresentação de peças teatrais, e nos intitulamos de "Cia. Teatral Os Sequelados".

E para inaugurar o blog, nada melhor do que a divulgação de um email que recebemos, em comemoração do Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude.


Espero que gostem,
Michelle Veloso, Ana Correa e Jorge Noronha.




(clica em cima da imagem para ler melhor, em tamanho maior)


Carta do Presidente da ASSITEJ Internacional pelo Dia

Herança Mundial e Maravilha do Mundo

O teatro é verdadeiramente uma tradição viva – em todas as partes do mundo. As artes performáticas fazem parte da vida cultural há milhares de anos, e há séculos elas também tem se dirigido às platéias formadas por crianças e jovens. O valor de proporcionarmos um envolvimento com a arte teatral desde os primeiros anos da infância, e por toda uma vida, é claro. O ato de assistirmos teatro é, em si mesmo, uma arte que deve ser aprendida. A escuta deve ser exercitada para que se comece a compreender. O teatro para crianças e jovens tem algo a mostrar, algo a dizer, algo a comunicar: impressões e expressões, atitudes e ações, experiências e insights. Histórias podem ser contadas no palco, mas suas imagens e significados só podem surgir quando o público está lá para percebê-los. Isso é um mistério! Por isso, o teatro não é simplesmente parte de uma herança mundial; ele deve ser reconhecido como a nona maravilha do mundo. E atores, dramaturgos, diretores, músicos, dramaturgistas, educadores, técnicos, figurinistas e iluminadores continuam a cuidar de todas essas maravilhas para a próxima geração. É preciso que se torne possível a todas as crianças e jovens compartilhar esse legado. Por esse motivo, eu dirijo-me a todos neste Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude na esperança de que políticos, sociedade civil, mercados globais e empreendedores locais darão atenção especial ao teatro para crianças e jovens; que eles o habilitarão a garantir que cada criança em cada escola de educação infantil, e cada criança em cada ano escolar, vá ao teatro ao menos duas vezes. Porque o jogo teatral só pode tornar-se um jogo verdadeiro quando o público está lá para jogar junto.



Wolfgang Schneider