São muitos os benefícios da atividade física na escola. Mas, principalmente, a Educação Física estimula que crianças e jovens se exercitem, combatendo um mal da sociedade do século XXI chamado sedentarismo. Pela prática do esporte, o aluno melhora o condicionamento físico e o metabolismo orgânico, evitando males como a obesidade, a fadiga e o estresse, além de problemas emocionais, como a depressão e até mesmo a timidez ou chamada fobia social.
Além disso, na escola, a prática desportiva está associada à educação moral e à formação intelectual e do caráter. Junto com as outras disciplinas, a aula de Educação Física agrega conhecimentos e valores extremamente benéficos à juventude. Com a Educação Física, por exemplo, é possível trabalhar a psicomotricidade, o controle neuro-muscular, a sociabilidade, o espírito de equipe e de cooperação, além da concentração, condições básicas para aprender e conviver em sociedade com harmonia. Enfim, todos conhecem e reconhecem a importância de se fazer uma atividade física.
Especialmente sobre o aumento da obesidade, do sedentarismo e, também, dos problemas comportamentais entre crianças e jovens – principalmente nos países industrializados e países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil – há que fazer um alerta. Essa quase epidemia passa pela pouca ou total ausência de atividades físicas, pela má alimentação e pelo insuficiente convívio social gerado por atividades recreativas e esportivas.
A obesidade infantil, aos poucos, está infiltrada nas famílias, resultado de maus hábitos alimentares, como optar por refeições rápidas, gordurosas, calóricas e sem os nutrientes adequados ao crescimento sadio. A culpa, no entanto, não é das crianças; cabe aos pais ou responsáveis, que acabam oferecendo lanches, em vez de motivarem e ensinarem seus filhos a realizar refeições saudáveis e tão gostosas como as das lanchonetes. São os adultos que devem se preocupar com a (re) educação alimentar.
Além deste envolvimento da família, a escola, através das aulas de Educação Física, tem muita importância no combate e na diminuição dos casos de obesidade infantil. Afinal, com a prática de exercícios físicos, os estudantes irão melhorar corpo e mente, tornar-se-ão mais ágeis e concentrados, terão melhor condicionamento orgânico e motor, irão controlar o consumo calórico e alcançarão o equilíbrio emocional. Como resultado maior: serão cidadãos mais felizes, aptos a contribuir para um mundo também mais sadio.
Bibliografia
Santin, Silvino – Educação Física Temas Pedagógicos – EST Edições
Site: br101.org/obesidade-infantil-educacao-fisica.htm
adorei !!
ResponderExcluirlegal
ExcluirAdorei
ResponderExcluirFoda-se Seu Escroto Do Krl !!!
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirbom consegui usar na prova oral vlw
ResponderExcluirotimo amei
ResponderExcluiralguem pode fazer um resumo desse texto pra mim?
ResponderExcluir